-
Arquitetos: Mayresse Arquitetura
- Área: 641 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Artezan, Brava Forma, De Carli, Gramoterra, Hunter Douglas revendedor Andrea Feine, Ladrilhart, Lucendi Gramado, Marco Projetos e Construções , Natuzzi Editions Porto Alegre, Pasinato Revestimentos, Susana Nedel, Todeschini Nilo Porto Alegre
Descrição enviada pela equipe de projeto. Dois volumes em concreto aparente sobrepostos e uma pérgola que demarca a varanda superior moldando a vista para o mar. Projetada como casa de fim de semana e veraneio, para a Casa Z tínhamos uma missão: criar um espaço para reunir a família com a mínima manutenção possível, tendo em vista a intensidade da maresia pela localização próxima ao mar.
Na materialidade optamos por concreto aparente em toda estrutura, com detalhes em pedra natural e fechamentos por ripados em alumínio na área íntima. Na área social, fechamentos em panos de vidro com abertura total, piso teto, para entrada de luz natural e ventilação cruzada, reduzindo assim, o consumo de energia elétrica. Composta por sala de TV, sala de estar, jantar e gourmet, a área social conecta-se com a varanda externa, piscina e redário. Suíte térrea, cozinha, área de serviço e suíte de serviço abrem-se para o jardim lateral, possibilitando também que estes ambientes tenham entrada de luz e de ventilação naturais.
No segundo pavimento encontramos a área íntima. Para chegar até ele com a mesma sensação de acolhimento e conexão com a natureza, a escada foi concebida com uma abertura zenital que ilumina as obras pintadas pela proprietária da casa. Subindo a escada, chegamos ao estar íntimo, com uma janela em fita para mais entrada de luz natural. Já as suítes abrem-se para a varanda externa que circunda a Casa Z, com vista para o mar. Esta, abraçada pela pérgola em concreto aparente, tornou-se uma sala de estar ao ar livre para contemplar o cair da noite.
Além das aberturas piso teto, para ventilação cruzada, luz natural e conexão com a natureza, a Casa Z possui uma estrutura de placas fotovoltaicas, com geração de energia elétrica. Assim como a vegetação do paisagismo, também atua no conforto térmico e no design biofílico. A Casa Z foi encomendada como uma residência de fim de semana e tornou-se o símbolo de retorno do filho adulto e casado para a casa dos pais, em seus finais de semana e em sua temporada de verão.